segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CINEMA DE ANIMAÇÃO NA BIENAL DA UNE


O PONTO DE CULTURA CINEMA DE ANIMAÇÃO realizou mais um encontro com a cultura popular. Desta vez, a ação itinerante com oficinas e exibições de filmes ocorreu na Bienal da UNE, em Olinda, nos dias 23 e 24 de janeiro, na FOCCA – Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas.  
Após 10 anos, a Bienal retorna ao Estado de Pernambuco buscando mostrar a história e a influência do sertão nordestino na cultura do país. Em homenagem ao centenário do rei Gonzagão com o tema “A Volta da Asa Branca”, a Bienal UNE, em sua 8ª edição, desembarcou em janeiro nas cidades de Olinda e Recife com o objetivo de reaver a arte nordestina no imaginário brasileiro.
A Bienal da UNE é um dos maiores festivais estudantis de cultura da América Latina, que ocorre desde 1999 e já passou por diversas cidades do Brasil. A programação reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows e diversas outras atividades culturais. É um grande festival de cultura, ciência e tecnologia que seleciona e apresenta o que de mais importante tem sido produzido nas universidades brasileiras.
O Ponto de Cultura Cinema de Animação realiza oficinas de cinema de animação popular, as etapas da produção, roteiro, desenhos, animações, traço e arte final, digitalização, edição, exibição e discussão compõe receita metodológica simplificada do nosso Ponto de Cultura,: participação popular de todos envolvidos em todas as fases de execução, num movimento de imersão no audiovisual. O projeto transporta um estúdio de animação completo para comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, assentamentos de Sem Terra, escolas e pontos e pontões de cultura priorizando as regiões norte e nordeste, visando democratizar o acesso a  todos as matizes sociais e regionais.