terça-feira, 12 de junho de 2012

CINE ANIMA NO SERTÃO CENTRAL Salgueiro - PE


O CINE ANIMA realizou a quarta etapa em 2012 no Circuito FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL em Salgueiro Pernambuco, importante cidade de integração do sertão nordestino, Salgueiro é a conexão dos diferentes ramais da ferrovia transnordestina e do canal da transposição do rio São Francisco.

Lula Gonzaga
O CINE ANIMA é um projeto itinerante, transporta um estúdio completo de desenho animado para a realização de oficinas e mostras de Cinema de Animação nas cidades visitadas, em Espaços Culturais, Pontos e Pontões de Cultura, Museus, em diversos Festivais em especial Festivais de Cinema, Colônias de Pescadores, Faculdades, Escolas, Casas Paroquiais, Comunidades de Quilombolas, Aldeias Indígenas, etc.

O CINE ANIMA, no ano de aniversário de 100 anos de Luiz Gonzaga o Rei do baião, acontece em diversas etapas do FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL, que percorre todas as regiões do estado de Pernambuco e vai desaguar na ultima etapa do Festival em dezembro em Exu, terra natal de Gonzagão.

O Circuito FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL é uma ação da SEC. DE CULTURA/ FUNDARPE/GOV. DE PE.




segunda-feira, 4 de junho de 2012

CINE ANIMA EM CARUARU NA TERRA DE MESTRE VITALINO

O Cine Anima realizando mais uma etapa no Circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural patrocinados pela Sec. de Cultura/Fundarpe PE em Caruaru,  terra do Mestre Vitalino, considerada pela UNESCO o maior Centro de Arte Figurativa das Américas, sua feira é Patrimônio Imaterial do país, o projeto aconteceu no Alto do Moura berço dos principais artesãos de bonecos de barro, foi ministrada para os artesãos da comunidade, o Cine Anima  percorre diversas etapas do Circuito Nação Cultural com oficinas na temática de Luiz Gonzaga o Rei do Baião e irá desaguar no lançamento do filme A VOLTA DA ASA BRANCA na última etapa no final do ano em Exú.

O Circuito FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL é patrocinado pela Secretaria de Cultura/ FUNDARPE Gov. de PE.

Lula Gonzaga

Lula Gonzaga, José Galdino, Lígia Veronica e Paulo Jr.



CINE ANIMA CHEGA A ARCOVERDE PORTA DO SERTÃO DE PE.

Lula Gonzaga
O CINE ANIMA, ação do Ponto de Cultura Cinema de Animação, realizou mais uma oficina de Cinema de Animação na etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural em Arcoverde na porta do Sertão de Pernambuco. 

Este ano o CINE ANIMA participa do Circuito Nação Cultural que percorre todas as regiões do estado na temática LUIZ GONZAGA, esta é a segunda etapa, na última etapa do ano no mês de dezembro serão apresentadas todos os desenhos e animações produzidos nas oficinas junto com o lançamento do filme A VOLTA DA ASA BRANCA em desenho animado que será produzido no Ponto de Cultura paralelo a realização das oficinas que incluem mostras de filmes de animação de realizadores do Nordeste.

O Circuito FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL é patrocinado pela Secretaria de Cultura/ FUNDARPE Gov. de PE.

Lula Gonzaga

O projeto transporta um estúdio completo de desenho animado com a duração de uma semana cada, para 20 jovens com habilidade para desenho e artesanato.
Desenho Animado no Festival Nação Cultural em Goiana-PE

Lula Gonzaga
Nosso projeto "CINE ANIMA" realizou a 1ª etapa do FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL em Goiana, com a realização das oficinas de Cinema de Animação. Este ano todas as etapas que estaremos realizando no circuito do Nação Cultural serão na temática Luiz Gonzaga no ano da comemoração do centenário do Rei do baião.

O"CINE ANIMA" e o "Ponto de Cultura Cinema de Animação" realizam oficinas e mostras de Cinema de Animação em todo país, em especial nas regiões Nordeste e Norte, com a duração de uma semana. Coordenado pelo cineasta Lula Gonzaga, o projeto transporta um estúdio completo de desenho animado com 20 mesas de luz, uma para cada aluno, aparelhos de ilusão de ótica para criação dos movimentos, mesa pedagógica com exposição de todos os equipamentos e materiais utilizados para a produção de desenhos animados, cartazes de filmes de animação e exibição de filmes e vídeos de animação de realizadores do Nordeste.


Lula Gonzaga
O Circuito FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL é patrocinado pela Secretaria de Cultura/ FUNDARPE Gov. de PE.

CINE ANIMAEM ITAQUITINGA-PE

Lula Gonzaga

Lula Gonzaga


CINE ANIMA em
BONITO-Mato Grosso do Sul

Realizamos a etapa do CINE ANIMA Itinerante em Bonito, no Mato Grosso do Sul, para o início das atividades do PONTO DE CULTURA ANIMA BONITO a convite do PONTÃO DE CULTURA GUAICURUS, Campo Grande.


A Oficina e Mostra de Cinema de Animação aconteceu na sede da ONG. BRAZIL BONITO, que realiza um grande esforço para educação ambiental na região de Bonito (área de enorme importância ecológica com seus rios de águas transparentes como aquários, grutas e cachoeiras), com a participação de jovens alunos das escolas públicas da cidade e outros que participam das atividades do cotidiano da ONG.

Lula Gonzaga
O CINE ANIMA Itinerante, coordenado por Lula Gonzaga, atua com formação, produção e difusão na Técnica do Cinema de Animação, com realização de oficinas, produção e difusão, em todo o país, inclusive com etapas no exterior, entretanto, tem seu foco nas regiões Norte e Nordeste com alunos das comunidades visitadas, com habilidade para desenho ou artesanato com foco na linguagem audiovisual como instrumento de preservação da nossa identidade cultural. 

O CINE ANIMA Itinerante funciona em Pontos e Pontões de Cultura e em diversos Festivais, em especial Festivais de Cinema. Para tanto, transporta um estúdio completo de desenho animado artesanal desmontável, com tudo que é necessário para a produção de desenhos animados.

ETAPA TUXAUA - CINE ANIMA ITINERANTE LANCAMENTO DO NUCLEO DE CINEMA DE ANIMACAO DA PARAIBA EM POCINHOS
Lula Gonzaga
TUXAUA é uma denominação indígena que representa a figura do articulador na aldeia e é o nome de um Edital de Prêmio da SCC (Secretaria de Cidadania Cultural) do MinC, é um prêmio de pessoa física, os contemplados realizam ações de articulação para o fortalecimento da rede dos Pontos e Pontões de Cultura, fui contemplado na edição do Prêmio de 2009 e estou finalizando o meu plano de ação, aprovado para realização de 10 etapas para articulação utilizando as oficinas com mostras de filmes de animação para alunos dos Pontos de Cultura e Escolas da rede pública na região Nordeste,
Em 2008 o nosso Ponto de Cultura realizou uma etapa do  Cine Anima com oficina e mostra em Pocinhos, no Edital BNB de Cultura, nesta etapa foi lançado o NÚCLEO DE CINEMA  DE ANIMAÇÃO DA PARAÍBA em Pocinhos e o Cineclube da cidade.
Lula Gonzaga
Thomas, Waletr, Thiago, Plínio Victor, Lula Gonzaga
CINE ANIMA no FIG –
FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS - PE 2011

Lula Gonzaga
O Festival de Inverno de Garanhuns (uma das etapas do circuito dos Festivais Nação Cultural), acontece no agreste de Pernambuco, de uma grandeza que impressiona, é um dos mais importantes festivais de cultura do país, neste ano foi montado no FIG o Casarão dos Pontos de Cultura de Pernambuco, com patrocinio da Secretaria de Cultura de PE. 


No espaço aconteceram debates, mostras artísticas e oficinas selecionadas a partir de edital, uma das oficinas, foi a nossa de Cinema de Animação, o CINE ANIMA Itinerante.


Lula Gonzaga
O Circuito FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL é patrocinado pela Secretaria de Cultura/ FUNDARPE Gov. de PE.
Oficina de Cinema de Animação 
na Casa Curta Aracaju-SE

Oficina faz parte da programação da 10ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE)

O Pontão de Cultura Digital Av. Brasil promove de 9 a 13 de setembro a oficina de Cinema de Animação. As inscrições devem ser feitas até o dia 2/9 na Casa Curta-SE, localizada na Rua Teixeira de Freitas, 175, Salgado Filho. A oficina faz parte da programação da 10ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Mais informações 3302-7092.

Para este curso, foram disponibilizadas 20 vagas. Ministrada por Lula Gonzaga, a oficina tem como público-alvo jovens entre 15 a 25 anos com habilidade para o desenho ou artesanato. Durante todo o curso, serão mesclados conteúdos teóricos e práticos.
Lula Gonzaga é cineasta de animação. Fez especialização em Cinema de Animação na Europa Oriental. Um dos primeiros membros da Associação Brasileira de Documentaristas, Lula iniciou sua carreira na produtora francesa Persin Perrin RJ. Atualmente realiza o Cine Anima, participa do GT Nacional de Audiovisual, representante de audiovisual na Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e Tuxaua do primeiro edital.
Lula Gonzaga
Fonte: Ascom/Curta-SE

CINE ANIMA EM BOA VISTA RORAIMA

Professores do Proinfantil são capacitados em Roraima
http://www.bvnews.com.br/cotidiano5933.html

A Universidade Federal de Rondônia - UNIR realizou, a terceira formação de professores formadores e tutores do Pro Infantil, sob Coordenação da Profa. Dra. Maria do Carmo dos Santos que coordena este programa do MEC nos Estados de Rondônia e de Roraima. A capacitação vai até sexta-feira (28). O curso, realizado no Hotel Uiramutã, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Um total de 120 professores participaram do treinamento. O curso é voltado para os professores formadores, coordenadores das agências, articuladores e tutores do Pro Infantil, sendo mais uma etapa do Programa que tem duração de dois anos.

O objetivo do encontro é desenvolver estratégias e metodologias para a implementação do III módulo. Os professores diante de uma fundamentação teórica, estão sendo preparado para trabalhar com a crianças do Pro Infantil. Além de valorizar o magistério, oferecer condições de crescimento profissional e pessoal, vai contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos, elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica. Estão sendo ofertadas as oficinas, de desenho animado infantil. Ministrado pelo cineasta de desenho de animação, o pernambucano, Lula Gonzaga. Já os trabalhos de vídeo e documentário, estão sendo realizados pelo produtor e documentarista, Beto Bocchino.



A coordenadora estadual do Pro Infantil, Gorete Brilhante, informou que, “o projeto é ousado e bastante positivo. A partir do Proinfantil em visita in loco, podemos perceber a prática e a aprendizagem do curso”, destacou. A representante do programa, professora Maria do Carmo dos Santos, coordenadora geral do Pro Infantil nos dois estados Estado. Disse que, “o foco principal das oficinas é a pratica, pois é fundamental essa parte para o professor, só assim ele saberá avaliar uma dislexia, entre várias outras dificuldades.

O Pro Infantil é um programa do MEC. O curso em nível de magistério, à distancia, é destinado aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas municipais e estaduais, particulares sem fins lucrativos comunitárias, filantrópicas ou confessionais. O Pro Infantil é dividido em quatro módulos semestrais de 848 horas cada, com a duração de dois anos e a carga horária totaliza 3.392 horas. Estão participando do curso, 430 professores dos municípios de Boa Vista, Cantá, Amajarí, Bonfim, Iracema, Mucajaí, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, São João da Baliza, Caroebe e Uiramutã.

O cineasta Lula Gonzaga nasceu em Recife, e despertou o interesse pelo cinema ainda criança. Hoje, na cidade de Olinda- PE coordena o Ponto de Cultura Cinema de Animação, que percorre todo o país, ao longo da sua história vem lutando para que as pessoas possam desfrutar do mundo mágico, das grandes telas.


Em 29 de junho de 2010.

Lula Gonzaga
Entre um jogo e outro da seleção brasileira na Copa do Mundo, cerca de 100 professores formadores e tutores do Estado de Rondônia realizam mais um treinamento do Proinfantil, no hotel Maximus, em Ji-Paraná, cidade no centro-leste da capital Porto Velho. Do dia 28 de junho (segunda-feira) até o dia 02 (sexta-feira), das 8h às 18h, oficinas e palestras são oferecidas para capacitação dos profissionais que trabalham na ponta, diretamente com alunos das escolas públicas. 



Lula Gonzaga
O Proinfantil é um programa do MEC. O curso em nível de magistério, a distancia, é destinado aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas municipais e estaduais, particulares sem fins lucrativos comunitárias, filantrópicas ou confessionais.O Proinfantil é dividido em quatro módulos semestrais de 848 horas cada, com a duração de dois anos e a carga horária totaliza 3.392 horas.


JOVENS DO CINE ANIMA PRODUZEM VIDEO SOBRE BAIRRO DE SANTO AMARO RECIFE-PE

Da redação do pe360graus 10/01/2010

Os jovens do Projeto Cine Anima, desenvolvido pela Fundarpe, voltam às atividades nesta segunda (11), na Casa da Cultura. Sob o comando deLula Gonzaga, eles vêm se reunindo desde o mês de julho para produzir um vídeo de animação sobre o bairro de Santo Amaro, no Recife

No final do ano os alunos irão produzir um filme de animação sobre o bairro onde moram. A iniciativa é uma das ações programa estadual Governo Presente, que quer diminuir da violência nas regiões carentes.

Leon Delácio

O Cine Anima é uma atividade ligada ao Ponto de Cultura Cinema de Animação, que existe desde 2004 e foi aprovado no edital de pontões de cultura, do MinC, em 2009. O projeto é voltado para jovens da rede pública. Conheça mais sobre o projeto no site do Nação Cultural.

Lula Gonzaga, Luciana Azevedo, 
CINE ANIMA NO FESTIVAL 
DE CINEMA CINE PE




Lula Gonzaga


Lula Gonzaga


O Cine Anima itinerante realizou etapa com oficina e mostra de Animação no CURTA CANOA - Festival de Cinema de Canoa Quebrada, paradisíaca praia do litoral do Ceará, o projeto funcionou no Casarão no núcleo histórico da cidade, a etapa foi realizado por Lula Gonzaga, e pelos realizadores cearenses Babá e André Dias e foi pensada para ser o primeiro passo para a implantação do Núcleo de Cinema de Animação de Aracatí, hoje o Núcleo está em pleno funcionamento já com filmes produzidos e é referência dentro do Festival Curta Canoa e na região.


Lula Gonzaga
Lula Gonzaga

FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO-PE

Da Redação do pe360graus.com
Quinta - 30/07/09

OFICINAS
Além da exibição de filmes, o 2° Festival de Cinema de Triunfo conta com duas oficinas culturais na área de audiovisual. A proposta é inserir ações de formação na programação do evento. Os cursos são gratuitos e serão realizados de 3 a 7 de agosto.

Lula Gonzaga
Uma opção é a Caçando Locações, ministrada pelo premiado diretor de fotografia Flávio Ferreira. A ideia é aprimorar o olhar fotográfico, em busca de locais apropriados para filmagens. No curso, com carga horária de 20h/aula, os alunos terão aulas teóricas e práticas. A proposta é iniciar um banco de dados sobre o município de Triunfo, para utilização por produtores, assim incentivando a atividade audiovisual da região.




Na segunda oficina, intitulada Cine Anima, ministrada pelo Coordenador do Ponto de Cultura Cinema de Animação do programa Cultura Viva, Lula Gonzaga, os participantes entrarão em contato com equipamentos cinematográficos, participando de todo o processo de confecção de desenhos, cenários e seqüências de animações.





Os dois cursos serão realizados das 9h às 13h, no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, Sítio Horta, Centro. As inscrições podem ser feitas no Cine Teatro Guarany, Praça Carolino Campos, Centro, das 8h das 12h e das 14h às 17h, até a próxima segunda-feira (3). É possível também realizar inscrição pelo e-mail festivaldecinemadetriunfo@gmail.com, com o título “INSCRIÇÕES OFICINAS”, contendo dados pessoais. Mais informações pelo telefone (81) 3184.3074.

SERVIÇO:
2° Festival de Cinema de Triunfo
Lula Gonzaga


Oficina: "Cine Anima – Cinema de Animação”



Data: 03/08 a 07/08

Turno: 9h às 13h

Carga Horária: 20h

Facilitador: Lula Gonzaga